terça-feira, 20 de outubro de 2020

VOCÊ SABIA por PAULO HENRIQUE MELO SILVA SALES

VOCÊ SABIA - Bula papal de 1676 deu a Olinda bispo, senhor de domínio religioso tão vasto que ia à terra mineira de Paracatu. Daí, dentre as famílias mineiras mais ilustres, uma descendente de erudito cônego de Paracatu, decerto com licença especial para contrair núpcias. O fato é que, através de bispado tão extenso, Olinda exerceu uma espécie de imperialismo cultural sobre espaços até sulistas que a tornou civilizadora e educadora de outros brasileiros, além dos de Pernambuco. Olinda foi das primeiras cidades do Brasil a juntarem à importância estritamente religiosa, a intelectual, a artística, a de mestra de brasileiros e não apenas de Pernambuco ou de nordestinos, de saberes e artes. Compreende-se terem mestres e igrejas olindenses dado a brasileiros, donos de ouros e de diamantes, inspiração e refinamento para novas e suntuosas expressões de belos barrocos, já com toques tropicais, que madrugaram em Olinda. 
O mesmo se diga da literatura. A cristão novo de Olinda, Bento Teixeira, atribui-se ter escrito o primeiro poema, aparecido na América, em língua portuguesa. Em Olinda surgiram, no Brasil, os primeiros túmulos artísticos de homens bons. Túmulos quase literariamente biográficos. 
Se a literatura israelita na América é fato histórico, ter surgido no Recife, lembre-se do Recife ter sido criação intelectual de Olinda. O mesmo se recorde do teatro: os Jesuítas de Olinda não tardaram a promover representações teatrais. Se nas suas atividades didáticas pode-se anotar, deles, terem se inclinado a excluir a juventude de origem negra, reconheça-se, a seu favor, terem educado, em Olinda, meninos índios, ao lado dos brancos. 
As Ordens Religiosas mais ciosas de desempenhos culturais, no Brasil, como a franciscana, a Beneditina, a Carmelita, anteciparam-se em se estabelecerem madrugadora mente em Olinda. É de 1585 a fundação do primeiro recolhimento feminino dedicado a Nossa Senhora da Conceição, visando favorecer mulheres de vocações religiosas. 

Referência: Olinda 450 anos 
#TUDOPELACULTURA

PAULO HENRIQUE MELO SILVA SALES
Cadeira n.113. O Renascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário