quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Cerimonia Mista / TÍTULO DE REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA "DOMINUS LITERÁRIO" / premiação POLIMATA / Diplomação AIL 2023


A Academia Independente de Letras - (AIL) / Ordem Literária SCRIPTORIUM com sede administrativa na cidade de São João/PE, situada na Rua Nelson Francisco, 414 e inscrito no CNPJ: 30.661.681/0001-08 na pessoa do Presidente Fundador Enoque Cardozo, realizou em 05 de Dezembro de 2023 a cerimônia mista de diplomação / apresentação / premiação e titulação, sendo eles o TÍTULO DE REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA "DOMINUS LITERÁRIO" / A PREMIAÇÃO DE REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA "POLIMATA" e a cerimonia de apresentação e diplomação de seus escritores/autores aceitos no processo seletivo AIL do ano de 2023 e anos anteriores realizada na CASA DA CULTURA, situada no Seminário São José. Av. Rui Barbosa, 200 - Heliópolis, 55296-300, próximo ao Colégio 15 de Novembro cidade de Garanhuns - PE das 14h às 17h.







Abertura da cerimônia com a troca da bandeira negra (símbolo de luto na academia) devido ao falecimento de JOSÉ ALFREDO EVANGELISTA. Marido dedicado, Pai, escritor, cronista/poeta e ocupante da Cadeira n.34. Com a persona Homo Literatus, falecido em 03/05/2023.



















Entrega da A PREMIAÇÃO DE REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA "POLIMATA" realizada em parceria Filos editora e Academia Independente de Letras (AIL)/ Ordem Literária SCRIPTORIUM.








Entrega do título DE REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA "DOMINUS LITERÁRIO" realizada e entregue pela Academia Independente de Letras (AIL)/ Ordem Literária SCRIPTORIUM e Casa Literária Enoque Cardozo (CLEC).








Entrega dos Certificados de reconhecimento ao mérito literário ao escritor/autor realizado e entregue pela Academia Independente de Letras (AIL)/ Ordem Literária SCRIPTORIUM através de sua editorial e Pela Editorial Casa de Bonecas (ECB).











Inicio da cerimonia de diplomação da AIL / Apresentação dos símbolos AIL: (Apresentação dos símbolos) Assim como está previsto no Art. 27°. de nosso regimento interno: Para a cerimonia de diplomação é necessária à presença obrigatória dos Símbolos: A espada, a caneta e a bíblia.

§ 1º.  A espada de dois gumes está relacionado ao duplo poder. Neste aspecto duplo da espada, a sua representação, por vezes, designa a língua e a palavra, que assim como a espada, possui dois gumes.






§ 2º.  Como uma vez disse Graciliano Ramos: “A arma do escritor é o lápis”. O lápis ou nesse caso, a caneta, representa não só o ofício do escritor, mas também sua principal arma contra a ignorância.




§ 3º.  A Bíblia Sagrada é o maior best-seller de todos os tempos e está disponível em 2.454 linguagens, sendo ela o livro mais lido e vendido em todo o mundo. Por essa razão ela é adotada pela AIL para simbolizar o reflexo da união de todos os livros já publicados por nossos acadêmicos.













































































































Um comentário:

  1. "Como dizia Machado de Assis, o maior escritor da literatura nacional, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, com o objetivo de ampliar a cultura e a literatura nacional: “Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução.”

    Meu nome é Élio Meneguzzo, meu persona na Academia Independente de Letras, é Solís, que significa sol; na verdade nossa missão é aquecer o planeta e a realidade onde nos encontramos, através das palavras, da literatura, das artes, da poesia e da cultura em geral. Sou escritor, coach e terapeuta quântico, sacerdote de formação, hoje inativo, e meu trabalho é contribuir com a cultura em geral de meu País, navegando com as palavras, através da literatura. Dedico-me à Ciência da Gratidão e sou diretor do Projeto Um milhão de amigos pela Gratidão, com o objetivo de atingir um milhão de pessoas que vivam o sentimento lato da gratidão. Tenho cinco livros publicados desde 2017 nesse projeto e continuamos a desenvolver a arte da escrita com mais esmero, dedicação e novos projetos literários.

    Ingressar na ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS - AIL, e receber o prêmio literário POLÍMATA 2023, são um dos maiores reconhecimentos que um fazedor de literatura pode conquistar como escritor independente, num país que acaba de desembarcar de terríveis anos de obscurantismo e total desprezo pela arte, o belo e a cultura em geral, e portanto tem um significado magestoso, sinal de novos tempos para a arte, a literatura e a produção de cultura no Brasil.

    Gratidão especial à ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS/Ordem SCRIPTORIUM na pessoa de seu presidente fundador Sr. Enoque Cardozo e sua prestimosa diretoria, por nosso ingresso nesta prestigiosa Academia, neste excepcional dia 5 de dezembro de 2023.
    Gratidão e reconhecimento à FILOS EDITORIAL – Projetando Pensamentos e toda sua diretoria na pessoa de seu presidente Sr. Ismael Tavernaro Filho, pelo memorável Título de Referência e Qualificação literária POLÍMATA 2023. O reconhecimento a um escritor ou trabalhador da arte independente é sempre muito bem-vindo porque valoriza nosso trabalho expandindo a cultura e a arte, e portanto divido as homenagens de hoje e a premiação com tantos trabalhadores e trabalhadoras da arte literária que colocam sua essência nas várias formas de expressão. Relembrando ainda o eminente Machado de Assis: “Para as rosas, o jardineiro é eterno. De todas as coisas humanas, a única que tem o seu fim em si mesma é a arte”. Estamos evoluindo, gratidão. Tim-tim a todos!"

    ResponderExcluir