sábado, 24 de fevereiro de 2024

Resenha: Histórias variáveis: coletânea de cordel / José de Souza Zumba (Gonçalo)

 

HISTÓRIAS VARIÁVEIS de JOSÉ DE SOUZA ZUMBA (Gonçalo) é um livro popular que se centraliza na LITERATURA DE CORDEL a fim de apresentar de forma romantizada os causos errantes que derivam das coisas simples e a cena prática do cotidiano, reimaginando de maneira aberta suas experiências como telespectador da vida.

Essa perspectiva inicial de se teletransportar como parte da história a partir das memórias de quem escreve, aproxima mais o leitor da interpretação do fenômeno escrito por se tratar de uma narração curta que faz parte dos aspectos sociais, ao gerar trocas de sentimentos auto interpretativos.

Minha impressão nesse sentido, tomando como base a experiência e a comparação de leitura a outras obras de mesmo gênero, sobressai oportunamente sobre a prática do assunto ao figurar a condução instintiva que nos leva ao fato concreto de experienciar as trocas vinculares do ser humano em suas diferentes óticas sobre o cotidiano social.

Como estrutura a prosa de JOSÉ DE SOUZA ZUMBA se contrapõe ao texto em verso, antecedendo à noção dos gêneros textuais.

Em poesia faz parte do projeto a CENA, que cria relacionamentos e logo em seguida é quebrada como ponto de fuga, assim o cordel que bebe da prosa poética flui de forma natural sem muitas explicações sobre o CAUSO.

Essa retilinidade e abertura em HISTÓRIAS VARIÁVEIS concretiza não só o gênero literário explícito do autor mas também seu manejo prático para a criação que foi desenvolvido ao longo dos anos como cordelista de folhetim.

No fim, ler HISTÓRIAS VARIÁVEIS assim como em todo bom livro de poesia é aventurar-se em um mundo pessoal e autobibliográfico do autor, onde compartilhamos ideias, sobrevoamos incertezas e compreendemos de forma verdadeira o sentimento de criação dado as interpessoais da vida.


Uma resenha literária de: ENOQUE OCARDOZO – é Pai, Professor / através da faculdade de Pernambuco – UPE 2009/2012, Pesquisador em História, escritor/poeta/romancista/contista/cronista, Designer Gráfico Editorial, Ilustrador, Editor Chefe da Editorial Casa de Bonecas (ECB), Presidente Fundador da Academia Independente de Letras (AIL), da Ordem Literária SCRIPTORIUM e CASA LITERÁRIA ENOQUE CARDOZO – CLEC, Sócio Honorário da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA & Academia de Letras do Brasil/Minas Gerais/Região Metropolitana de Belo Horizonte - ALB/MG/ RMBH. Membro benemérito da Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes/BRASILIS – AICLAB, Retentor dos títulos de REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA “APONTADOR LITERÁRIO” 2021, “PALADINO LITERÁRIO” 2022 e “DOMINUS LITERÁRIO” 2023 pela Ordem Literária SCRIPTORIUM. PRÊMIO CANETA DE OURO / destaque literário 2022, COMENDA ATIVISTA DA CULTURA NACIONAL / homenagem à semana de arte moderna (1922) 2022 e TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO / homenagem alusiva ao bicentenário da independência do Brasil 2022 pela FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES (FEBACLA). 


ZUMBA, José de Souza. Histórias variáveis: coletânea de cordel / José de Souza Zumba (Gonçalo) – 1ª ed. – São João , PE : Editorial Casa de Bonecas (ECB), 2024. 74 p.: il. ISBN: 978-65-5480-157-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário