terça-feira, 19 de junho de 2018

O QUE É UM CURRÍCULO LITERÁRIO? e como fazer?

Um currículo literário é uma visão detalhada de realizações profissionais. Ele é apropriado para destacar a formação e as experiências de quem tem um extenso trabalho de edição ou publicações, como cientistas, educadores, escritores e artistas. Os escritores podem optar por usar um currículo para poderem incluir mais informações sobre publicações, afiliações, prêmios e outros trabalhos criativos.

PASSO A PASSO:
1. Escreva seu nome, número de telefone, e-mail, endereço e site pessoal ou profissional na parte superior do lado direito da página. Escolha uma foto e insira junto aos dados pessoais.
2. Escreva uma biografia em tópicos, que destaque seu tempo de profissão, o motivo pelo qual você escreve e um ou dois fatos notáveis sobre sua escrita. Novamente, use fragmentos para ser mais breve. Por exemplo, “Participei de um grupo de escritores por dez anos” e “Escrevo para publicações on-line há seis anos”.
3. Crie uma seção de “trabalho publicados” sob a qual você listará nomes, datas e fontes de tudo o que você tiver publicado. Caso você ainda não tenha publicações, escreva o nome de obras não publicadas, se for o caso. Inclua quaisquer blogs que tenha participado, exemplificando seu trabalho. Caso o cargo pleiteado seja específico para escrita criativa, inclua uma breve descrição de seu trabalho.
4. Coloque nomes e datas em todas as experiências de carreira sob a seção “Experiência”. Começando das mais recentes, inclua quaisquer empregos, trabalhos voluntários, estágios ou grupos que você possa ter participado que exemplifiquem suas características pessoais mais fortes. Inclua uma lista de responsabilidades e habilidades exigidas para cada emprego.
5. Forneça os nomes de todos os prêmios e menções honrosas que você tiver recebido sob a seção “Prêmios e realizações”. Caso não tenha nenhum, liste os escritos que você tenha enviado para concursos.

Claro que o currículo literário ainda pode ser subdividido, isso porque como qualquer outro currículo, o currículo literário está sujeito à personalização de quem o faz. Mesmo assim lembre-se de seguir certo padrão, não inserindo informação de mais ou deixando alguma informação que poderia ser crucial, faltando.

O currículo literário deve conter: 1. Biografia 2. Publicações: Livros, Revistas, Jornais, ebooks. 3. Premiações 4. Participação em Feiras Literárias como palestrante 5. Participação em antologias e coletâneas 6. Artigo científico publicado 7. Organização de concursos 8. Blogs.

Para baixar modelo em DOC do currículo literário, clique em DOWNLOAD:

Texto: Enoque Cardozo/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário