quinta-feira, 21 de junho de 2018

O que é uma ACADEMIA DE LETRAS e porque a ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS existe.

Uma Academia de Letras é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia francesa.
O termo “academia” remonta a Academia de Platão - escola fundada pelo célebre filósofo grego nos jardins que um dia teriam pertencido ao herói Akademus (donde vem o nome). Ali buscava-se, pelo dialética socrática, o saber pelo questionamento e pelo debate. Ao contrário da Escola de Isócrates, onde o conhecimento consistia na mera repetição do saber. Foi com esta ideia de debates, que diversas instituições literárias surgiram em França, entre as décadas de 1620 a 1630 - consolidando-se na matriarca de todas as agremiações literárias - a citada Adèmie.

NO BRASIL
Após a fundação da Academia Brasileira de Letras, foram sendo constituídas Academias em cada Estado da Federação brasileira. Sem possuir a grandiosidade e importância da Brasileira, várias delas constituem-se ativas e importantes espaços para a divulgação da literatura local e reconhecimento dos valores estaduais, neste mister, destacam-se, nos dias atuais, a Academia Paulista de Letras e a Academia Cearense de Letras.
Muitas cidades têm na sua Academia o órgão literário máximo, no qual se reúnem-se os expoentes locais, numa extensa lista. Nestas, destaque especial para a Montesclarense, a Academia Recifense de Letras e a Caetiteense - em Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, respectivamente.

ACADEMIAS “MISTAS” E “CATEGORIZADAS”
No Brasil, com a proliferação de entidades literárias, muitas cidades não reuniam “literatos” em número suficiente para que viessem a justificar a fundação de um “silogeu”. Vieram, assim, as Academias “mistas”: de “letras e artes” (em tese, todo “artista” pode ser membro); de “letras e música”, etc. 
Por outro lado, certas categorias profissionais ou associativas, reunindo em seu bojo muitos escritores, passaram a criar Academias específicas: médicos, militares, maçons, passaram também a ter suas próprias Academias de Letras, nominadas como no caso dos formados em Direito, das chamadas academias “de Letras Jurídicas”.

ACADEMIAS VIRTUAIS DE LETRAS
A palavra virtual vem do latim medieval virtualis, derivado, por sua vez, de virtus, força, potência. O virtual tende a atualizar-se, sem ter passado, no entanto, à concretização efetiva ou formal, ou seja, é algo que não existe na forma física. 
Com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede, se popularizaram os termos “virtual” e “virtualidade”, assim chamasse popularmente, “virtual” tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. 
Deste modo com a expansão da internet, as barreiras sobre as delimitações territoriais foram quebradas, nascendo às Academias Virtuais de Letras. No geral essas academias funcionam como as outras de cunho físico, a diferença é que não há delimitação territorial para elas, podendo atingir níveis regionais, estaduais, nacionais ou mundiais.

ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS
Com a popularização da internet e a criação das plataformas de autopublicação que imprimem por demanda, qualquer pessoa que tenha seu manuscrito engavetado pode publicar seu livro e imprimir, assim uma onda massiva de novos escritores começou a surgir no Brasil, porém não é só escrever um livro, o novo autor precisa se graduar e interagir em seu meio, para isso a AIL surgiu com uma nova proposta que une a academia física com a virtual. A Academia Independente de Letras nasceu para integrar novos autores que publicam de forma independente em todo o Brasil. 
Apesar de ser uma academia física ela se utiliza dos parâmetros de uma academia virtual, não delimitando fronteiras dentro do território nacional, buscando a união dos confrades e confreiras de letras, afinal a escrita é um ato isolado, mas o escritor não precisa estar isolado.

Texto: Enoque Cardozo/2018
Fonte: wikipedia

Um comentário:

  1. AIL - Bela iniciativa e louvável, para que Escritores de diversos seguimentos possam divulgar suas obras e contribuir para o crescimento cultural de nossa sociedade como um todo, em tempos que um livro na actualidade parece uma mãe que grita, pedindo a atenção de um filho para a sua leitura, para que possa crescer cada vez mais como um ser humano, capacitado e capaz para criar a sua própria história fundamentado sempre no caminho do bem. Felicidades a todos! PPSM

    ResponderExcluir