quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Entrevista com Enoque Cardozo, fundador e presidente da AIL- Ordem Scriptorium. ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS

Acabou de sair/ser postado/publicado no PORTAL RECANTO DOS ESCRITORES a
ENTREVISTA COM ENOQUE CARDOZO, FUNDADOR E PRESIDENTE
DA AIL/ORDEM SCRIPTORIUM. ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS...


1.Fala um pouco de você, cidade profissão, enfim, fale um pouco pra pessoas te conhecerem melhor: Resposta: ENOQUE FERREIRA CARDOZO, é pai, escritor/poeta/romancista/contista/cronistas, professor/pesquisador em história, ilustrador, designer gráfico editorial, embaixador da poesia no Brasil, membro da UBE/Garanhuns, Membro honorário da Academia de Letras do Brasil/Minas Gerais/Região Metropolitana de Belo Horizonte - ALB/MG/RMBH e da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA, fundador da Trupe de Serviços Editoriais Freelancer, CASA LITERÁRIA ENOQUE CARDOZO - CLEC e da ACADEMIA INDEPENDENTE DE LETRAS – AIL. Nasceu em Angelim, uma cidade do interior de Pernambuco, Brasil, em 18 de Janeiro de 1991, filho de Lourival Felix Cardozo e Ivani Ferreira Cardozo. Entrou para o mundo acadêmico através da faculdade de Pernambuco – UPE em 2009 com formação acadêmica em licenciatura/História concluindo a faculdade em 2012.

2.Quando você começou a escrever?
Resposta: Em 2005, mas só em 2012 com 21 anos conclui e publicou pela Ed. Clube de Autores a primeira versão de “Aberta á temporada de caça a realidade (Crônicas, poesias e outros escritos)”, “As Mulheres do Sr.Leório e outras histórias (CONTOS)” e “A construção do histórico da capela de São Severino dos Ramos e o desaparecimento das romarias em Palmeirina-PE”. Desde então não parou mais de escrever.

3.Seu primeiro livro lançado e os demais (se tiver):
Resposta:
*ABERTA Á TEMPORADA DE CAÇA A REALIDADE (Crônicas, poesias e outros escritos). 1ª Edição. 2012/2ª Edição. 2015. Ed. Clube de autores. Joinville/SC.
*AS MULHERES DO SR.LEÓRIO E OUTRAS HISTÓRIAS (CONTOS). 1ª Edição. 2012. Ed. Clube de autores. Joinville/SC.
*A CONSTRUÇÃO DO HISTÓRICO DA CAPELA DE SÃO SEVERINO DOS RAMOS E O DESAPARECIMENTO DAS ROMARIAS EM PALMEIRINA-PE. 1ª Edição. 2012. Ed. Clube de autores. Joinville/SC.
*A FAMÍLIA MEGAN (Romance). 1ª Edição. 2016. Ed. Clube de autores. Joinville/SC.
*A SURPREENDENTE HISTÓRIA DE MABELLE (Romance/Infanto Juvenil). 1ª Edição. 2016. Ed. Clube de autores. Joinville/SC.
*O GATO (Conto). 1ª Edição. 2016. Ed.Clube de autores. Joinville/SC.
*ABERTA Á TEMPORADA DE CAÇA A REALIDADE (Crônicas, poesias e outros escritos). 3ª Edição. 2018. Ed. Academia Independente de Letras (AIL). São João/PE.
O URSINHO DA VITRINE (Infantil). 1ª Edição. 2019. Ed. Casa de Bonecas. São João/PE.

Já em parceria como capista, ilustrador e diagramador tenho hoje 1683 livros editados e publicados no Brasil e fora dele, impressos em editoras de pequeno e grande porte, plataformas online de auto publicação e impressão sob demanda em gráficas.

4.Como surgiu a AIL/Ordem Scriptorium 
Resposta: Com o fácil acesso a publicação em plataformas on-line e o crescente número de impressos sob demanda hoje no Brasil, o mundo literário sofre por mudanças, assim, como forma de acompanhar esses escritores nasceu a AIL, uma academia de letras que segue o escritor que publica de forma independente o qualificando e o integrando em uma associação unificadora de seu gênero artístico, a literatura.

5.O que te inspirou a criar uma academia de letras?
Resposta: Em 2012 quando editei e publiquei meus 3 primeiros livros em uma plataforma de auto publicação, percebi como o escritor brasileiro iniciante é desvalorizado e em muitos casos cartunizado até mesmo por outros escritores, afinal é normal sermos julgados por leitores, mas não por outros escritores. De lá para cá ao trabalhar como editor de livros tive contato com muitos grupos literários, UBE, Embaixadas de letras, academias de letras virtuais e físicas e associações para escritores independentes e por esses grupos ganhei alguns prêmios, destaque, menções honrosas e títulos o que me levou a fundar minha casa literária... A CASA LITERÁRIA ENOQUE CARDOZO (CLEC) sobre um desses títulos. Nela e por ela, todo e qualquer escritor poderia se desenvolver em seu oficio, criar projetos, ter ajuda e ajudar a outros como eles... Porém na casa literária precisávamos de mais espaço de mais OPORTUNIDADES, pensando nisso nasceu a TRUPE DE SERVIÇOS EDITORIAS FREELANCER como a primeira extensão da CLEC. Na trupe editamos livros, criamos capas, ilustramos e registramos com o menor e melhor preço do mercado editorial. Após a trupe decidimos em dar mais um passo, e assim nasceu a ORDEM LITERÁRIA SCRIPTORIUM, basicamente essa ordem de forma simplista era um grupo literário de reuniões onde discutíamos sobre livros, apresentávamos ideias, textos e obras inacabadas, e em uma dessas reuniões entrou em discursão a criação da AIL... Como fundar, o que fazer após a fundação, a quem pedir ajuda, como caminhar... Desde essa reunião foram 7 meses de pesquisa afinal uma academia de letras se prede ao seu território e o que queríamos era um outro tipo de associação, algo que fosse aberto para todos os escritores no brasil... E para isso a resposta surgiu simples em curtos momentos epifanicos. A AIL nasceria de forma física com escritório físico em nossa casa literária e ao mesmo tempo por nossa ordem seria virtual. Assim nasceu a AIL. Desde então em nossa casa literária como parceiro ganhamos o EDITORIAL CASA DE BONECAS e ELIZ EDITORIAL o que no futuro veio a contribuir para a criação de nossa própria editora.     

6.Como a AIL está hoje no mundo literário?
Resposta: Ainda estamos no começo de nossa jornada, porém mesmo com pouco tempo no mercado editorial gostamos de pensar que a AIL nasceu para revolucionar. Recebemos no ano de 2019 o prêmio referencia pernambucana, temos nossa própria editora onde editamos e publicamos os livros de nossos acadêmicos barateando o máximo o custo dos serviços e impressos. Fazemos concurso literário uma vez ao ano para compor uma antologia poética aberta não só aos acadêmicos da AIL, mas sim ao publico em geral. Desenvolvemos projetos escolares... E como a pérola, ou melhor, pérolas em nossa academia de letras, nossos acadêmicos nos privilegiam todos os messes com projetos, concursos e premiações levando o nome da AIL para o Brasil e fora dele.    

7.Quais os planos futuros para a AIL?
Resposta: O futuro não é uma coisa em que eu particularmente gosto de pensar, mas como previa posso dizer que minha ideia é abrir escritórios de nossa ordem em outros países, coisa que no momento esta em andamento... Portugal estamos chegando.
    
8.Qual a definição de SCRIPTORIUM
Resposta: SCRIPTORIUM - literalmente, “um local para escrever”, era comumente usado para referir-se a um quarto nos mosteiros medievais europeus destinado aos monges copistas que, na época medieval, escreviam os manuscritos; ou seja, o scriptorium era um complemento da biblioteca.


“Escreva tudo que lhe agrade, porque são tuas palavras, tua verdade e tua vida... Cabe a outro ler, julgar e viver. E se achar necessário travestir-se de tudo aquilo que leu e disso derivar uma nova verdade e uma nova vida”.
– Enoque F. Cardozo
enoque.f.cardozo@gmail.com

ENOQUE FERREIRA CARDOZO
Presidente fundador da AIL
Cadeira n.01. A Epifania.


Um comentário:

  1. Meus feverosos Parabéns Enoque Cardozo.
    Consciente e responsável, mostrando que sabe o faz.
    Como um dos Acadêmicos, Sua entrevista me deixou entusiasmado e muito feliz.
    Vida longa a AIL e que seus planos em melhorias fartamente sejam concretizados.

    ResponderExcluir