segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Resenha: Falando de Deus, falando de nós: Crônicas do Pe. José Émerson / Pe. José Émerson Alves da Silva

FALANDO DE DEUS, FALANDO DE NÓS é um livro que evolui e tempera a jornada do leitor como um resíduo objetivo e singular da existência humana que transmuta a praticidade avariada da vida por uma visão parcial do homem sobre o TODO e o pensamento de DEUS.

Essa perspectiva inicial é exemplificada em forma de crônica, gênero que aproxima mais o leitor da interpretação do fenômeno escrito por se tratar de uma narração curta que faz parte dos aspectos sociais, ao gerar trocas de sentidos auto interpretativos sobre a manifestação voltada ao sagrado.

Minha impressão nesse sentido, tomando como base a experiência e a comparação de leitura a outras obras, sobressai oportunamente sobre a prática do assunto ao figurar a condução instintiva que nos leva ao fato concreto de experiência e as trocas vinculares do ser humano em suas diferentes óticas sobre o cotidiano sócio/religioso.

O livro é dividido em duas partes, pontuando os diálogos internos que antecedem as doações de Deus para com o homem em pressupostos que orientam uma compreensão inicial entre alguns aspectos ligados à religião e a vida social humana como um fio condutor da excelência de Deus.

Para a primeira parte o autor nos apresenta cenários fundamentalista, em sua gênese, estrutura e função social, sobre o amor, a gratidão, a angústia e as tendências emocionais que levamos conosco no dia a dia. Elevando a crônica a categoria de discurso moralizador (sermão) ao extrair a mensagem expondo seu significado e o impacto que ele causa no ser humano como indivíduo ou mesmo na sociedade como grupo de pessoas.

Já na segunda parte vivenciamos um olhar mais teológico ao apresentar atitudes que possam ser vistas para dar concretude a vivências dada a religião.

Com essa finalidade, o autor explica sobre o que é realmente o compromisso, a espiritualidade e o envolvimento da sociedade que evidenciam os frutos para expressar a gratidão de seu coração, como forma de contribuir para o fortalecimento de uma cultura de generosidade e responsabilidade coletiva.

No fim, FALANDO DE DEUS, FALANDO DE NÓS é isso, o meio que representa as possibilidades e impressões de Deus sobre o homem e do homem sobre Deus além do fortalecimento vincular para a prática do indivíduo social e o ser espiritual.





ÉMERSON, José. Falando de Deus, falando de nós: Crônicas do Pe. José Émerson / Pe. José Émerson Alves da Silva – 1ª ed. – São João/PE. Ed. Casa de Bonecas (ECB), 2022. 62 p.: il. ISBN: 978-85-60212-83-5

Uma resenha literária de: ENOQUE OCARDOZO – é Pai, Professor / através da faculdade de Pernambuco – UPE 2009/2012, Pesquisador em História, escritor/poeta/romancista/contista/cronista, Designer Gráfico Editorial, Ilustrador, Editor Chefe da Editorial Casa de Bonecas (ECB), Presidente Fundador da Academia Independente de Letras (AIL), da Ordem Literária SCRIPTORIUM e CASA LITERÁRIA ENOQUE CARDOZO – CLEC, Sócio Honorário da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes – ANELCA & Academia de Letras do Brasil/Minas Gerais/Região Metropolitana de Belo Horizonte - ALB/MG/ RMBH. Membro benemérito da Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes/BRASILIS – AICLAB, Retentor dos títulos de REFERÊNCIA E QUALIFICAÇÃO LITERÁRIA “APONTADOR LITERÁRIO” 2021, “PALADINO LITERÁRIO” 2022 e “DOMINUS LITERÁRIO” 2023 pela Ordem Literária SCRIPTORIUM. PRÊMIO CANETA DE OURO / destaque literário 2022, COMENDA ATIVISTA DA CULTURA NACIONAL / homenagem à semana de arte moderna (1922) 2022 e TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO / homenagem alusiva ao bicentenário da independência do Brasil 2022 pela FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES (FEBACLA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário